OCUPACIONAL PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A Terapia Ocupacional contribui no processo de estimulação das crianças, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as funções do sistema nervoso dos mesmos nos aspectos físicos, cognitivos e sensoriais. É através do brincar que a criança se desenvolve e conhece o mundo ao seu redor, e são as experiências e explorações que oferecemos desde pequenos que irão aprimorar a capacidade de aprendizagem.

A criança aprende e se desenvolve quando interage com o mundo, usando as informações que lhe chegam pelos sentidos, essas interações se dão através do lúdico. É neste sentido que o brincar marca a prática terapêutica ocupacional, podendo estar presente como recurso terapêutico ou papel ocupacional.

O instrumento e objeto da prática junto a criança e adaptações das atividades são aspectos essenciais, porque através destas o Terapeuta Ocupacional será capaz de produzir alterações terapêuticas ou apoiar as funções em declínio, possibilitando vivências lúdicas essenciais, além do desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho ocupacional competente e consequente melhoria da participação social dessas crianças.

INDICAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL:

  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Síndromes Genéticas;
  • Lesões neurológicas;
  • TDAH
  • Autismo/TEA
  • Déficit de integração sensorial
  • Inclusão escolar

CONTRIBUIÇÕES DA TERAPEUTA OCUPACIONAL:

– Realizar avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor.

– Realizar a avaliação, estimulação e reabilitação sensorial da criança.

– Orientar os professores sobre o atraso no desenvolvimento e as alterações que podem influenciar no desenvolvimento infantil. – Estimular a fase sensório-motora que acontece desde o nascimento do bebê até os dois anos, preparando a criança para continuar o desenvolvimento adequado para a aprendizagem. – Realizar adaptações nos mobiliários para o posicionamento adequado ao sentar, deitar, brincar, garantindo a qualidade no desenvolvimento motor.

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