A Terapia Ocupacional contribui no processo de estimulação das crianças, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as funções do sistema nervoso dos mesmos nos aspectos físicos, cognitivos e sensoriais. É através do brincar que a criança se desenvolve e conhece o mundo ao seu redor, e são as experiências e explorações que oferecemos desde pequenos que irão aprimorar a capacidade de aprendizagem.
A criança aprende e se desenvolve quando interage com o mundo, usando as informações que lhe chegam pelos sentidos, essas interações se dão através do lúdico. É neste sentido que o brincar marca a prática terapêutica ocupacional, podendo estar presente como recurso terapêutico ou papel ocupacional.
O instrumento e objeto da prática junto a criança e adaptações das atividades são aspectos essenciais, porque através destas o Terapeuta Ocupacional será capaz de produzir alterações terapêuticas ou apoiar as funções em declínio, possibilitando vivências lúdicas essenciais, além do desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho ocupacional competente e consequente melhoria da participação social dessas crianças.
INDICAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL:
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
- Síndromes Genéticas;
- Lesões neurológicas;
- TDAH
- Autismo/TEA
- Déficit de integração sensorial
- Inclusão escolar
CONTRIBUIÇÕES DA TERAPEUTA OCUPACIONAL:
– Realizar avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor.
– Realizar a avaliação, estimulação e reabilitação sensorial da criança.
– Orientar os professores sobre o atraso no desenvolvimento e as alterações que podem influenciar no desenvolvimento infantil. – Estimular a fase sensório-motora que acontece desde o nascimento do bebê até os dois anos, preparando a criança para continuar o desenvolvimento adequado para a aprendizagem. – Realizar adaptações nos mobiliários para o posicionamento adequado ao sentar, deitar, brincar, garantindo a qualidade no desenvolvimento motor.
