São nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve suas principais habilidades de linguagem. Esse desenvolvimento acontece através dos contextos linguísticos e relacionais ( sociais) a qual está exposta. Tanto o adulto quanto os pares tem papel preponderante, pois é através da interação com os mesmos que fornecem-se instrumentos para o desenvolvimento da comunicação.
Em um estudo realizado no Arizona (EUA), analisou-se três formas de interação e sua relação com o processo de aquisição do vocabulário infantil. Essas foram: brinquedos tradicionais, livros infantis e aparelhos eletrônicos (celular e tablets). Conclui-se que a exposição da criança aos eletrônicos relaciona-se com menor quantidade e qualidade de troca verbal com os pais. Outro dado conclusivo foi que a exposição de crianças menores de dois anos às mídias eletrônicas retarda o desenvolvimento da linguagem. Estatisticamente demonstrou-se a tendência de brinquedos eletrônicos empobrecerem o desenvolvimento do vocabulário infantil. No estudo as crianças vocalizaram 35% a menos quando os pais usaram equipamentos eletrônicos para brincar, em comparação com o uso de livros. A exposição a essa classe de aparelhos diminuiu o acesso e a qualidade das interações que estimulavam a fala.
Atualmente a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que nenhum contato com eletrônicos seja permitido até os dois anos, principalmente durante as refeições ou antes de dormir. Os impactos do contato com a tecnologia na primeira infância são diversos e variam de criança para criança. No processo de aquisição da linguagem, há diferenças individuais, tanto nos aspectos temporais como qualitativos. Esse desenvolvimento é complexo e depende de fatores, que compreendem desde maturação neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, até contextos nos quais a criança está inserida .
A família é o ponto de interação inicial na vida da criança e exerce papel fundamental em todos os níveis do desenvolvimento infantil. Para que a criança possa desenvolver suas potencialidades, ela necessita de um ambiente facilitador e que os adultos que a rodeiam se apropriem de ferramentas que potencializam seu desenvolvimento e mensurem com parcimônia o uso dos eletrônicos.