ESTIMULAÇÃO PRECOCE: Por que e quais benefícios?

Com a estimulação precoce visamos evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar que nossas crianças desenvolvam-se em todo o seu potencial.

Nosso trabalho baseia-se em atividades e o desenvolvimento da criança de acordo com a fase em que ela se encontra. Assim, implementamos um conjunto de propostas que nos primeiros anos de vida alcancem todo o desenvolvimento infantil.

A primeira infância é uma das fases mais críticas e vulneráveis no desenvolvimento de qualquer criança. É nesta altura que se estabelecem as bases para o desenvolvimento intelectual, emocional e moral.

Por volta dos 4 anos a criança encontra-se no período pré-escolar. Aqui a mesma desenvolve seu vocabulário, coordenação, pensamento intelectual e capacidades de relacionamento. O treino da motricidade fina é fundamental, pois é na aquisição de habilidades motoras que promovemos a exploração tanto do espaço como dos objetos. Dessa forma proporciona-se à criança aprender as características dos objetos e as suas relações com o ambiente. Esta motricidade é fundamental para o desenvolvimento de habilidades como a escrita, destreza manual, entre outras.

Cognitivamente, nesta idade, a criança através do uso simbólico da linguagem e da resolução intuitiva de problemas, começa a compreender a classificação dos objetos. Apesar disso o pensamento da criança é caracterizado predominantemente pelo egocentrismo, onde a mesma centra-se num único aspecto de uma tarefa, não conseguindo operacionalizar através da compensação ou reversibilidade.

Quanto a linguagem, a criança é agora capaz de melhor elaborar suas ideias, organizando novo aprendizado. Nesta idade a criança está em pleno desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus sistemas linguísticos. Com a inserção no contexto escolar, a utilização da linguagem se torna essencial no estabelecimento da comunicação com os pais.

Outra área de grande relevância em todo este processo de desenvolvimento é a socialização e a autonomia. Aqui a criança começa a desenvolver a competência social e as suas relações mais fortes de interação com os pares, deixa de ocorrer a chamada brincadeira paralela, em que se encontram lado a lado com outra criança a brincar com os mesmo materiais, mas não interagem. Deste modo, começam a criar relações de amizade, ou seja, começam a interagir e a criar uma associação íntima com o outro. O desenvolvimento da competência social nestas idades é bastante relevante, fornece suporte e autoconfiança à criança.

No que diz respeito ao processo de autonomia, este desenvolve-se em estreita união não só com o contexto familiar, sendo este o primordial, como também com o contexto social constituído por onde a criança cresce, ou seja os grupos sociais em que está inserida.

À medida que as crianças vão crescendo estas passam por diversos estágios de desenvolvimento. Cada um deles dá à criança os fundamentos da inteligência, da moral, da saúde emocional e das competências escolares. Para cada estágio são necessários determinados requisitos e experiências, isto para que a criança consiga aprender e se desenvolver, deste modo são imprescindíveis as interações que a criança estabelece ao longo destes estágios.

A criança na primeira infância necessita de uma variedade de experiências que se mostram essenciais para sustentar o seu desenvolvimento. Disciplinar as crianças é essencial, isto para que elas se sintam confiantes na sua motivação própria. À medida que a criança cresce, ela reconhe o que faz mal, as consequências desses atos praticados e o modo de os reparar. Neste sentido, torna-se relevante o papel da auto-estima. Uma criança disciplinada tem uma maior noção do seu papel. A criança que acredita em si própria enfrenta melhor os seus erros e as suas fraquezas.

É essencial reforçar a autonomia e independência para que desse modo a criança se desenvolva e cresça ao seu ritmo, contudo de maneira saudável.

Nossa proposta tem como objetivo estimular as habilidades cognitivas, psico-emocionais e sociais da criança.

Contamos com uma equipe qualificada em diversas áreas como: Fonoaudiologia,

Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Música e Artes.

Equipe Integro

Andressa Peres e Filomena Besteiro

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